israel - tanta desinformação sobre isso é espalhada, e as pessoas não percebem que estão a ser enganadas. Muitas pessoas caem no mito de que os judeus foram as primeiras pessoas a viver na área que agora é chamada israel, e que os muçulmanos vieram mais tarde e tentaram tirá-la. Que incrível trapalhada. Basicamente, todo o Oriente Médio tem sido ocupado desde há pelo menos cinco mil anos, mas provavelmente há muito mais tempo, por uma grande variedade de sociedades falantes de línguas semíticas, todas relacionadas ao árabe e ao hebraico. Qualquer um que queira ver o quadro geral pode apenas ler o Antigo Testamento - todas as histórias sobre Josué e os muros de Jericó, todas as histórias dos Filisteus e assim por diante. É claro que tudo está escrito desde o ponto de vista israelita, mas o Antigo Testamento não é mau como uma espécie de "romance histórico".
Depois, há a importante distinção entre grupos linguísticos e grupos religiosos. Linguisticamente, como eu sugeri, judeus e árabes são apenas duas de uma grande confusão de culturas semitas que vagaram ao redor no Oriente Médio. Quando eu estava no deserto em Omã, vi muitos restos de assentamentos antigos, alguns remontando à Idade da Pedra, outros mais recentes e apenas alguns da fase final da arquitectura de tijolos de lama, antes do desenvolvimento das casas feias de bloco de concreto de hoje. (Os próprios Omani têm muito pouco interesse em preservar qualquer coisa do passado.)
Em termos de religião, porém, obviamente, por definição (o nascimento de Maomé) é verdade que os judeus estavam em Jerusalém antes dos muçulmanos. Mas não devemos confundir as duas questões, grupos linguísticos versus grupos religiosos. Ou alguém realmente imagina que Jerusalém estava totalmente desabitada antes que os judeus a reivindicassem como um lugar sagrado? [Ainda mais digno de consideração do que a linguagem é a descendência genética. Quem está mais intimamente relacionado com os habitantes originais da área? As tribos semitas que ficaram lá e nunca saíram, tenham-se elas convertido ou não ao Islão nalgum momento durante a sua longa história lá? Ou as tribos semitas que abraçaram o judaísmo e que migraram para fora da área durante dezenas de séculos, tirando metade dos seus genes de Europeus ou Asiáticos Centrais ao longo do caminho? A resposta é óbvia. - Ed.]
Como eu disse acima, a língua judaica e a língua árabe estão intimamente relacionadas. Um falante de uma provavelmente poderia entender o falante da outra. Mas toda a confusão acima é, em grande parte, devida aos mitos acima mencionados terem sido promulgados pelos judeus, com o fim de promover a sua própria agenda no Oriente Médio.
E para acrescentar mais alguns detalhes semi-relevantes - a reivindicação judaica sobre israel é ainda mais enfraquecida pelo facto de que os judeus abandonaram essa área por cerca de dois mil anos, só voltando lá depois da Segunda Guerra Mundial. Através de um programa de violência (mais ou menos os mesmos métodos usados mais tarde por jihadistas muçulmanos), eles conseguiram assustar completamente os britânicos e assumir a terra. - Não, o que acabei de dizer não corresponde à percepção comum desse período. Mas israel não foi "dada" aos judeus, eles tomaram-na na década de 1940 com balas e bombas (veja, por exemplo, David Hirst, The Gun e Olive Branch ). No que diz respeito à legitimidade, também deve ser salientado que mesmo a língua judaica é um pouco espúria como um traço cultural - a língua tinha estado virtualmente extinta por séculos até que foi revivida na década de 1940.
FONTE
o "reino de israel" invocado como antepassado da actual israel, era bem mais pequeno que o presente israel, (existia apenas no Norte da Palestina) e como agravante, esses israelitas tinham expulsado e genocidado outros povos da zona, como os Cananeus, para se estabelecerem. mesmo com o reino de israel e o reino de judah (e nem todos os judeus eram desses reinos, porque existiu o reino de edom, na actual Jordânia, fora da Palestina) sempre houve outros povos na zona, como os Filisteus, mais concentrados no litoral, povo esse que até deu o nome á Palestina (Filistina).
ao lado, um mapa das nações Cananitas. claro que em termos de religião, os judeus estavam na zona primeiro que os islâmicos, mas em termos de povos, os judeus chegaram depois e sempre vaguearam de um lado para outro.
depois de terem exterminado os Cananeus e outros, abandonaram voluntariamente a zona por 2000 anos, misturaram-se com outros povos, como Arianos e khazares (neste ultimo caso, muito menos do que se pretende dar a entender) e depois de 2 milénios espalhados pelo Mundo, alegaram um qualquer "direito divino" para "regressarem" a uma terra que nunca foi deles. é tanto deles como o Egipto ou o sul da Jordânia ou a Babilónia, pois estes parasitas nunca tiveram local fixo e sempre culparam os outros pelo seu parasitismo, ou os Romanos ou os Egipcios, etc
Sem comentários:
Enviar um comentário